terça-feira, 8 de janeiro de 2008


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PEAD



Alunas: Jaqueline
Márcia Lemes
Vera Prates

Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Artes Visuais
Atividade: Projeto de Aprendizagem
Data: 03 de dezembro 2007




PROJETO DE APRENDIZAGEM


Este projeto foi desenvolvido numa escola estadual de ensino fundamental e médio, numa turma de 1ª série, com trinta alunos, sendo 12 meninos e 18 meninas, do turno da tarde. São crianças com idade de 7 a 8 anos, todas residem no bairro e são de classe média baixa. É uma turma de crianças alegres, participativos, que gostam de atividades novas.



Título: CONHECENDO E FAZENDO ARTE

Conteúdo: A sexta Bienal do Mercosul e seus expositores.

FRANCISCO MATTO: Uruguaio, homenageado da Bienal. Exposição Monográfica.
Valorizava o que era desprezado como: pedaços de madeira, papelão, pintura a óleo em papelão, tela com colagem em papelão.
Há uma grande influência da cultura dos índios colombianos nas formas geométricas e nas cores (vermelho, branco e amarelo) representadas em seus tecidos.

JORGE MACCHI: nasceu em Buenos Aires, Argentina.
A cidade, o cotidiano, a violência são temas trabalhados pelo artista. Ele também se interessa pela música e a escrita. Suas obras partem de informações de jornais, mapas de cidades, junto com música e outros. Transforma notícias veiculadas em jornais na construção de obras com novo significado e narrativa.

ÖYVIND FAHLSTRÖM: brasileiro - reconhecido internacionalmente e pouco conhecido no Brasil. Artista plástico, poeta, jornalista, ator, cineasta, etc. Expõe questões políticas e as denuncia. Tendo como temática o fluxo de capital e poder e a exploração dos países pobres.


Justificativa: Ao observarmos o gosto dos alunos pelas artes, procuramos promover uma visita a Bienal, para isso desenvolveremos durante um mês, um projeto para a valorização e o conhecimento dos artistas expositores da Bienal, levando os alunos a refletirem sobre a mensagem das obras, bem como o material utilizado nas mesmas.




Objetivos:
Reconhecer o valor da arte;
Comparar diversos tipos de obras;
Identificar diferenças e semelhanças;
Identificar as características especifica da obra;
Desenvolver a criatividade através das artes;
Vivenciar a arte através da visitação a Bienal;
Promover o desenvolvimento cultural dos alunos;
Conhecer espaços culturais que abrigam arte como o MARGS e Museu Santander Cultural;
Possibilitar o contato com a arte.


Hipótese: Realizaremos o projeto a partir das seguintes perguntas: O que é a Bienal? Que artistas estão expondo? O que estão expondo e por quê?


Tempo de duração: trinta dias.


Desenvolvimento: Motivação dos alunos para a visita à Bienal através de conversa informal sobre o que é este evento, a vida dos artistas que estão expondo, partindo destes questionamentos e dos conhecimentos trazidos pelos alunos sobre o assunto. E logo após passaremos a fazer uma pesquisa de suas obras no laboratório de informática.
Em outro dia, serão conhecidas as regras de comportamento no museu:
*não tocar nas obras;
*não tocar nas paredes;
*não mascar balas e chicletes;
*respeitar as faixas brancas de proteção das obras;
*fotografar apenas quando for permitido;
*falar em voz baixa;
*acompanhar com atenção as informações dadas pela mediadora sobre as obras expostas.
No dia e hora marcados, seguiremos em transporte locado para este evento.
Observaremos primeiramente a arquitetura do prédio e suas características.
Faremos visita conduzida pela mediadora.
Realizaremos as atividades práticas oferecidas pelos monitores, como colagem, pintura, escultura, etc.
Na volta da visita, faremos um debate socializando as informações recebidas durante o passeio, tais como: o que mais lhe chamou atenção na exposição, o artista que mais gostaram, opinião sobre as obras e a estrutura física dos museus.
Durante o período de realização do projeto, faremos as seguintes atividades:
a) Produção coletiva de um texto sobre a visita à Bienal;
b) Exposição em sala de aula de algumas obras pesquisadas na internet e agora conhecidas por eles, para a visitação da escola;
c) Releitura em grupo de algumas obras;
d) Exploração de cores, formas, texturas das obras apreciadas;
e) Criação de obras com jornal;
f) Produzir trabalhos artísticos inspirados e imaginados livremente, escolhendo algo significativo para si mesmo (como o caminho para a escola, um cantinho da sala de aula, de casa, de um parque, praça...);


Culminância: Exposição das obras produzidas pelos alunos durante o período do projeto e as obras pesquisadas dos artistas, integrando a comunidade escolar (visitação), promovendo uma grande “Bienal” da turma. Proporcionando também uma mesa redonda com debate sobre os diferentes estilos de criação, semelhanças e diferenças entre todos os envolvidos (professor, alunos, artistas...), e sobre os aprendizados adquiridos durante todo o processo.


Avaliação:
A avaliação será feita a partir de tudo que foi construído: escrita, desenho, pintura, colagens, etc. Será observada a curiosidade, a inventividade, a inovação, a reflexão, a abertura a novas idéias e a participação ativa em todas as atividades desenvolvidas durante o período do projeto, que evidenciem os conhecimentos adquiridos durante a realização do mesmo.




REFLEXÃO: Durante a realização deste projeto, percebí que bem mais que se apossar de toda a cultura que a arte em geral nos proporciona, levar os alunos a pensar, questionar, debater sobre a própria arte, seu significados e mensagens, tornou o trabalho muito mais rico e com real sentido para a vida de cada educando.

Nenhum comentário: